Com folhas redondas, ovais ou em forma de lança e padrões encantadores em tons de verde, rosa, roxo ou branco, a Calathea é mundialmente reconhecida pela sua folhagem vibrante e que nos deslumbra. Uma das plantas mais em voga do momento, é muitas vezes apelidada de diva por ser uma planta de cuidados difíceis. Vamos descobrir mais sobre esta beleza!
História e origens
Parte da família Marantaceae, a Calathea é originária das florestas da América do Sul, onde cresce na sombra da copa de árvores mais altas. Por esse motivo, o seu habitat ideal é aquele que tem luz difusa abundante e bastante humidade! No seu habitat natural, atingem proporções bastante superiores às que atingem em nossas casas. Na região do Amazonas, as suas grandes folhas são utilizadas para enrolar e transportar peixe ou até mesmo como telhado em cabanas.
Simbolismo
Da expressão ‘Turning a new leaf’, a Calathea representa o princípio de algo e os recomeços. É por isso o presente ideal para oferecer a quem está a começar uma nova fase da vida!
Como cuidar
Luz: Luz abundante indirecta, tolerando luz parcial e sombra, sendo que com luz indirecta abundante a planta conseguirá produzir mais folhas saudáveis na altura de crescimento. Luz excessiva pode descolorar a folhagem da Calathea ficando com um ar deslavado.
Rega: Manter o solo húmido, mas não encharcado, deixando secar os primeiros 2 cm de substrato entre regas de forma a evitar o apodrecimento radicular. Rega regular em poucas quantidades é o ideal. Usar água com baixo teor de minerais ou pelo menos baixo em cloretos e alumínios. Água da chuva, algumas águas engarrafadas e água desmineralizada são sugestões de tipos de água de rega que deve considerar para as Calatheas.
Temperatura e humidade: Prefere ambientes com temperatura amena a elevada entre 18-24ºC, não devendo nunca baixar dos 15ºC. Providenciar uma ligeira ventilação de ar ao longo do dia é benéfico para as Calatheas. Se as margens das folhas começarem a ficar castanhas é provavelmente um indicador de falta de humidade na atmosfera em volta da planta. O uso de humidificador no ambiente envolvente das Calatheas é aconselhável para manter uma humidade entre 65-85%. Limpar o pó regularmente da superfície da folha.
Fertilização: Aplicar uma dose de adubação à base de azoto (N) por fertirrega 1 vez por mês durante a primavera.
Curiosidade
A Calathea é conhecida como ‘Prayer Plant’ devido a um processo do seu ritmo circadiano: nictinastia. A nictinastia é uma resposta ao estímulo provocado pela luz que faz com que a Calathea “abra” as suas folhas durante o dia de forma a rececionar mais luz, e as levante durante a noite, como mãos em forma de reza.
O que achaste sobre este artigo? Tens alguma Calathea preferida? Conta-nos tudo nos comentários!
3 Responses
muito legal esse site parabéns pelo conteúdo. Your content is
very good. i like so much all about it
Muito obrigada pela opinião Pedro!
verygood the website i like it so much