A encantadora planta dos Corações-entrelaçados é uma das mais adoradas e um dos nossos best-sellers. Existem mais de 180 cultivares de Ceropegia com folhas suculentas de diferentes tonalidades e formas. Ainda que o formato de coração das suas folhas seja muito reconhecido, nem todas as Ceropegias têm este formato.
História
A sua identificação foi feita por Carl Linnaeus e remonta ao século XVIII. Existem duas explicações possíveis para o seu nome. A primeira será que o seu nome deriva de keropegion, uma palavra grega que significa candelabro. Este nome é alusivo ao formato das suas flores, que segundo Carl Linnaeus, se parecem a velas. Outra teoria, é a palavra ser uma mistura das palavras gregas keros (cera) e pege (fonte). O nome “fonte de cera” é, mais uma vez, relativo às flores da Ceropegia devido ao seu formato e textura.
A Ceropegia é originária do hemisfério sul, sendo encontrada na África do Sul, Ásia do Sul e Austrália. Nos seus países de origem, os delicados caules e folhas das Ceropegias eram utilizados por noivas como colares.
Como cuidar
Luz: Luz abundante indirecta, agradece o sol directo da manhã ou do final do dia, ajudando o seu desenvolvimento e realçando as suas cores.
Temperatura: Prefere temperatura ambiente amena entre 18-25ºC.
Rega: É tolerante a secas, mas, para que se desenvolva da melhor forma, manter o substrato ligeiramente humedecido. No Inverno regar apenas por aspersão. Não providenciar excesso de água pois a planta acabará por apodrecer.
Fertilização: Aplicar uma dose ligeira de adubação por fertirrega 1 vezes por mês durante o verão.
Troca de vaso e substrato
A Ceropegia deve ser reenvasada a cada 3 a 4 anos. Por ser uma suculenta, o substrato ideal é leve e rico em matéria orgânica. Pode ser utilizado um substrato para cactos ou uma mistura com perlite ou casca de pinho.
Como propagar
Contrariamente ao que se possa pensar, a Ceropegia não é uma planta fácil de propagar por ser bastante sensível. Ainda assim, pode ser propagada através dos seus caules. Durante a primavera, poda a tua planta (é importante para que cresça e ganhe força) e aproveita para propagá-la.
Curiosidade
Há cerca de 40 anos, um dos nossos produtores recebeu de um senhor holandês um pézinho de Ceropegia variegata que não tinha nome. Para batizar esta beleza, escolheram o nome da mulher do senhor, de seu nome Marlies.
E tu, és fã de Ceropegias? Conta-nos qual a tua preferida na caixa dos comentários!