Os bolbos são estruturas de armazenamento que “habitam” no subsolo. Os verdadeiros bolbos são aqueles que armazenam todo o ciclo de vida da planta (em termos de nutrientes) na sua estrutura. Ainda assim, há outras plantas que são consideradas falsos bolbos. Estas são os rizomas, cormos e tubérculos.  Vamos ver quais as diferenças que existem entre este tipo de estruturas. 

Os vários tipos de bolbos

Bolbo 

Começamos pelos verdadeiros bolbos. Este tipo de bolbos é uma estrutura fechada e é composto por cinco partes distintas: raiz na base, escamas carnudas, túnica, rebento e bolbos laterais. Dentro dos bolbos temos bolbos tunicados e escamosos. Sendo que a diferença entre eles é que nos bolbos tunicados está presente a túnica, uma camada fina que previne o bolbo de secar e o protege de danos mecânicos. Por não terem esta camada, os bolbos escamosos devem ser mantidos húmidos antes de serem plantados. A Tulipa e o Jacinto são exemplos de bolbos. 

Os cormos têm também eles uma estrutura arredondada, mas, ao contrário dos bolbos, têm uma estrutura sólida e não são constituídos por camadas. Têm uma parte basal modificada e alargada e uma fina túnica bem como um shoot na parte superior. O Gladíolo e o Crocus são exemplos de cormos. 

Os rizomas são caules especializados com funções de raíz, são carnudos e destacam-se de outras estruturas por crescerem horizontalmente no solo. Destas raízes nascem rebentos que dão origem a novas plantas. Alguns exemplos de rizoma são a Íris, Alocasia ou o bamboo. 

Tubérculo 

Ao contrário de outras estruturas em que os nutrientes são armazenados em caules alargados, nos tubérculos ou raízes tuberosas, os nutrientes são armazenados na própria raiz. Exemplos de tubérculos verdadeiros são os Caladium e Cyclamen. Algumas plantas com raízes tuberosas são a Dahlia e a Begonia. 

Narciso-pexels

Plantas bulbosas da época

Com a chegada do inverno, é importante optar por cultivar bolbos que sejam resistentes às temperaturas mais baixas. Nesta altura do ano podes optar por plantar as seguintes espécies: Amarilis, Cyclamen, Narciso ou Jacinto.

Caso plantes os teus bolbos na rua e o mantenhas enterrados, para não te esqueceres onde estão, podes marcar o seu sítio exacto. 

Como cuidar dos bolbos fora da época

Caladium é um exemplo de uma planta bulbosa em que deixamos de conseguir manter a parte vegetativa nesta época. Este tipo de bolbos pode ser armazenado dentro ou fora do vaso num local escuro. Caso decidas manter os tubérculos fora da terra deves deixar o substrato secar, tira-los e secar bem antes de os meteres dentro de um saco e manter num local seco com temperatura perto dos 15ºC. Caso os mantenhas no substrato não deverás regar para que estes não apodrecem mas deves humedecer de vez em quando.

Dicas

  1. Os bolbos precisam de respirar. Armazena-os em sacos de papel ou rede. Nunca optes por sacos de plástico. 
  2. Quando tiveres bolbos no frigorífico, não guardes outros vegetais ou fruta (principalmente maçãs) no mesmo espaço. O etileno que uma fruta madura liberta pode matar a planta dentro do bolbo. 
  3. Planta os bolbos durante a mesma época em que os adquiriste. Os bolbos perdem qualidade de um ano para o outro. 
  4. Ao comprares bolbos, certifica-te que estes estão firmes ao toque e não moles ou esponjosos. 

Ainda tens dúvidas sobre bolbos? Deixa-as na caixa dos comentários! Podes também contar-nos qual é o teu bolbo preferido 🙂 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

sansevieria-planthiza
Plant Profile

Plant Profile: Sansevieria

Com a sua estrutura escultural e resistência fora do comum, a Sansevieria é uma planta que conquista tanto os iniciantes como colecionadores experientes. Neste guia

Saiba Mais »
divisao-plantas-scheflera
Manutenção e Cuidados

Propagação 101

Estamos em pleno mês de julho — e isso significa que esta é a tua última chamada para fazer propagações com boas hipóteses de sucesso

Saiba Mais »