As plantas de pendurar estão na moda! Quer seja em vasos de suspensão ou bonitos e delicados macramés, arriscaríamos a dizer que maior parte das casas têm pelo menos um exemplar de pendurar na sua colecção plantófila. O bónus de seguir esta tendência, é que se já esgotou toda a superfície no chão, pode passar à próxima etapa e esgotar também o espaço do tecto… Se ainda não tem nenhum destes exemplares em casa, siga as nossas sugestões de plantas trendy que não podem faltar na sua colecção.
Hoya carnosa: Esta trepadeira tem caules longos e espessas folhas suculentas que podem assumir tons de verde, rosa, creme ou branco. Certifique-se que está exposta a bastante luz indirecta, e a sua Hoya irá presenteá-lo com pequenos cachos de floração em forma de estrela com um aroma doce.
Ceropegia: Para os que estão sempre de coração partido, os eternos românticos ou simplesmente para aqueles que precisam de amor nas suas vidas, a plantinha dos corações unidos é uma óptima adição para a estante lá de casa. Deixe-se encantar pelos seus tons de verde pálido levemente arroxeado. E já sabe, se não conseguir escolher a sua variedade predilecta, escolha todas!
Peperomia prostrata: Ao olhar para esta beleza de pequenas folhas suculentas delicadas, é fácil de perceber qual a razão por de trás do seu nome comum: Colar de tartarugas. Coloque-a numa prateleira ou macramé e observe como as suas redondas folhas formam um manto matizado deslumbrante.
Philodendron scandens: Como não amar este Philodendron, que é um dos nossos bestsellers. As suas folhas em forma de coração não irão deixar ninguém indiferente. Opte pelo Philodendron scandens se pretende folhas verdes homogéneas ou o Philodendron scandens Brasil se preferir folhas que parece que foram pintadas de amarelo.
Scindapsus pictus ‘Argyraeus’: Cobiçado pela sua folhagem verde salpicada de prata, este Scindapsus é da família do Scindapsus aureus. Ainda que ligeiramente mais difícil de cuidar (convenhamos que mais fácil seria impossível), vale totalmente a pena para os que pretendem um look mais elegante. Escolha a versão de vaso de pendurar e coloque-o naquele local especial lá de casa.
Monstera adansonii: É uma trepadora ávida que na natureza cresce “agarrada” a outras árvores de maior porte. É por isso muito comum vermos Monsteras de maior porte sustentadas em tutores. Quebre esta norma e coloque a sua Monstera adansonii num elegante macramé pendurado e veja-a desafiar a gravidade.
Dischidia: A Dischidia também conhecida como Planta-Formiga tem este nome devido à relação simbiótica que tem com as formigas na natureza. De crescimento lento, as suas pequenas folhas suculentas são o aspecto mais atrativo desta planta. Recomendamos a ‘Geri’ para os mais tímidos, a ‘Melon’ para os mais confiantes e a ‘Dragon Jade’ para os mais extravagantes.
Sedum burrito: Também conhecido como Rabo-de-burro, este Sedum de tonalidade pálida, ficará lindamente num macramé ou vaso de pendurar. De propagação fácil, experimente fazer pequenos cuttings e quando estes já estiverem um pouco mais crescidos ofereça-os a amigos e familiares para que possam ter a alegria de ter um Rabo-de-burro em casa.
Adiantum: Ainda que não seja a primeira opção que vem à cabeça quando pensamos numa planta de pendurar, uma delicada Avenca ficaria linda num macramé. Poderá utilizar um humidificador para ter a certeza que esta bebé tem um nível adequado de humidade.
Rhipsalis: Uma vez que é oriunda das florestas da América do Sul, e ao contrário da maioria dos cactus, a Rhipsalis adora ambiente húmidos. É por isso uma óptima opção para colocar em cozinhas e casas de banho. Porque não coloca-lo num vaso de pendurar no varão da sua banheira por exemplo?
Schlumbergera: Para os fãs de cactus, esta é uma opção que não podia faltar nesta lista. A Schlumbergera é conhecida como Cacto do Natal devido à bonita floração que cresce nesta altura do ano. Coloque-a numa estante ou macramé e deixe-se cativar pelas vibrantes cores da sua floração.



