Como utilizar ervas aromáticas na cozinha

Crescemos ervas aromáticas nas nossas hortas ou no parapeito da janela da cozinha o ano todo. Mas com a chegada do Verão, o seu crescimento dispara e nem sempre sabemos o que fazer com o excedente. Distribua pelos seus familiares e amigos e, o que sobrar, utilize numa das sugestões que temos para si!

agua-aromaticas

 

 

Água aromatizada: Com a subida das temperaturas é ainda mais importante mantermo-nos hidratados. Se não é fã de beber água, experimente uma das nossas sugestões de águas aromatizadas: Morango, melancia e manjericão; limão e hortelã ou toranja e tomilho. Pode acrescentar bastante gelo ou até água com gás.

 

 

 

Infusões: Para noites mais frescas ou após refeições pesadas, experimente uma infusão de menta. Basta cortar uns pezinhos da hortelã lá de casa e colocá-los em água a ferver. Para um toque de acidez, acrescente algumas cascas de limão.

cha-aromaticas

 

 

azeite-aromaticas

Azeite aromatizado: Para dar outra dimensão aos seus pratos e utilizar o excesso de aromáticas que tem na sua horta, porque não fazer o seu próprio azeite aromatizado? Basta colocar num frasco esterilizado as suas ervas de eleição e um bom azeite. Se pretender utilizar ervas frescas, deverá aquecer o azeite até 40ºC. Poderá também optar por colocar azeite com ervas aromáticas numa covette de gelo e ter sempre à mão no congelador.

 

 

 

Molhos: Se tem manjericão que precisa de ser consumido, sugerimos massa com pesto para o jantar! Escolha a sua receita preferida e delicie-se com este prato que irá com certeza agradar a todos os membros da família.

pesto-aromaticas

 

Se ainda não tem o parapeito da cozinha cheio de aromáticas, e ficou entusiasmado com as nossas sugestões, aqui ficam os básicos que não podem faltar numa cozinha mediterrânica.

rsz_mentha-spicata-v12

Hortelã: Utilizada tanto na indústria alimentar como na indústria farmacêutica, a Hortelã é uma das aromáticas mais versáteis desta lista. Poderá utilizá-la em sumos, para aromatizar água ou até para fazer uma saborosa infusão depois de uma refeição mais pesada.

rsz_coentros-v12

Coentros: Um must nas cozinhas portuguesa, mexicana e indiana, esta plantinha não pode faltar na sua horta. Para dar sabor aos seus pratos, utilize as folhas, caules ou sementes. As suas raízes são também utilizadas na cozinha chinesa.

salsa-comu-v10.5

Salsa: Rica em nutrientes, a salsa é uma das aromáticas mais utilizada no nosso país. Coloque-a em saladas ou como topping para dar mais frescura aos seus pratos. Pode utilizar caule e folha.

Manjericão-v12

Manjericão: Manjericão rima com… pizza! Sabemos que não rima, mas é a primeira coisa que nos vem à cabeça. Umas folhinhas de manjericão irão levar a sua pizza caseira ou salada caprese a outro nível. Experimente também a nossa sugestão de água aromatizada.

rsz_oregão-v12

Orégãos: Originária da zona Mediterrânica, esta planta pode ser usada fresca ou seca. Misture-a com tomate, alho, cebola e azeite e terá uma saborosa passata. Os orégãos perdem o sabor quando cozinhados por isso não se esqueça de os acrescentar apenas no fim da confecção.

Quer seja em infusões, gelados ou saladas, neste Verão use e abuse das aromáticas!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!