A primavera é uma das melhores épocas do ano para as plantas lá de casa – marca o início da estação de crescimento, as plantas parecem ganhar vida novamente e muitas quebram o seu estado de dormência onde estacionaram o crescimento. Tal como nós, as nossas verdinhas estão ansiosas por temperaturas mais quentes e dias mais longos!! E o mais fabuloso é que elas conseguem sentir que o início da primavera está mesmo ai ao virar da esquina.

Está na hora de aumentares um pouco a tua rotina de cuidados com as plantas com esta estação. Dá uma olhadela nas nossas principais dicas de cuidados com as plantas na primavera abaixo e acompanha mais de perto o crescimento delas.

Vamos então ver tudo o que deves ter em conta para as tuas plantas prosperarem com esta estação!

Dica 1: Regar com mais frequência

Uma das nossas vantagens favoritas da primavera é mais luz solar! Como as plantas absorvem água com base na quantidade de luz que recebem, o aumento das horas do dia, do inverno à primavera, juntamente com as temperaturas mais quentes, pode afetar a frequência com que as tuas plantas precisam de água.

Para evitar o excesso de água nas tuas plantas durante a mudança das estações, aumenta a frequência de rega gradualmente. Verifica as plantas regularmente durante este período de ajuste. Se notares sinais de falta de água (ex. murchar ou enrolamento das folhas, e o substrato muito seco) então é porque temos de aumentar a frequência de rega! MAS Se o substrato permanecer húmido por dois dias ou mais, é sinal que temos de ragu menos! Muito menos! Vamos lá controlar o amor em excesso que estamos a querer dar às nossas verdinhas!

Se as tuas plantas tiverem com sol directo, e sentires a necessidade de as regar com muita frequência, podes sempre utilizar vermiculite ou o soil topper  para ajudar a reter mais humidade no substrato. Podes usar ainda o nosso sensor de humidade para analisar como está o nível que água no teu substrato! Analisa também o tipo de vaso em que tens a planta, se esta tiver num vaso de plástico vai evaporar a água com menos rapidez do que por exemplo estar num vaso de barro, que é bastante poroso! Se nada ajudar e a planta continuar a precisar de muita frequência de rega podes sempre muda-la para um sítio com luz mais indirecta.

PS: Na primavera e no verão, a melhor hora para regar é no início da manhã ou no início da noite, quando as temperaturas são mais baixas e a probabilidade de a água evaporar é menor.

planthiza-adubar-regar-compressed
spring-plant-planthiza-guia-primavera-2-compressed

Dica 2: Tem atenção ao aumento da intensidade de luz

No inverno, as tuas plantas lá de casa provavelmente ficavam o mais próximo possível da janela para maximizar a luz. Agora que o sol está mais forte e os dias são mais longos, pode ser necessário considerar realocar algumas plantas para longe da janela, ou usar uma cortina transparente para difundir os raios do sol, para evitar queimaduras nas folhas.

Não tens a certeza se a luz do sol é muito forte? Podes sempre usar o sensor de luminosidade para veres ao certo a intensidade de luz que as folhas da tua planta estão a recepcionar e se esta é a quantidade de luz ideal!

Outra forma de aferires que intensidade de luz que a tua planta está a receber é tentares olhar do ponto de vista da planta e vires o sol alinhado com a “visão” da tua planta, isso é considerado luz solar direta.

A luz indireta é a luz ambiente emitida da visão da planta do céu sem ver diretamente o sol. Nublado e obstruções podem transformar áreas de luz solar direta em indireta e tornar as áreas indiretas muito mais sombreadas.

Semelhante ao aumento da frequência de rega, diminuir a luz deve ser um processo gradual. Algumas plantas podem não precisar ser movidas, normalmente estas são as que prosperam sob luz direta (por exemplo, as suculentas e cactos). Fica em alerta e verifica as plantas de tua casa regularmente durante esse período para poderes fazer ajustes caso necessário.

Dica 3: Tem em atenção a Temperatura

Tal como as pessoas, as plantas também têm uma temperatura ideal que ronda os 20ºC. Sendo que as plantas tropicais têm dificuldade em suportar temperaturas inferiores a 10ºC. É importante ter cuidado redobrado com as diferenças de temperatura e correntes de ar (cuidado com portas e janelas). Mantêm as tuas plantas longe de janelas e portas abertas, principalmente à noite! E mantêm também longe de aparelhos de ar-condicionado.

 

light-palnt-care-planthiza-guia-primavera-compressed
poda-plantas-planthiza-primavera-compressed

Dica 4: Podar a folhagem velha

Está também na altura de dar uma pequena limpeza para recebermos a primavera! Devemos, podar folhas murchas/amareladas que já são apenas um gasto de energia e nutrientes para a planta, permitindo-a investir esta energia e nutrientes em novas folhas saudáveis! Além disso, ajuda a eliminarmos possíveis hospedeiros de pragas e futuras doenças, pois estas adoram estabelecer-se em folha mais debilitadas. E por último: uma poda frequente em muitas das plantas permite a que estas se mantenha densas e compactas!!

 

Dica 5: Limpar o pó das folhas!

Outra forma importante de cuidarmos das nossas plantas, é limpando-lhes o pó que tanto se acumula nas folhas!! Uma limpeza regular mensal seria o ideal.

Para tal podes usar da gama Generosa o Leaf cleanser ou um Sabão vegetal com um pano humedecido.

Ao remover esta camada de pó, permite que a planta possa promover a sua actividade fotossintética. Pois se os “poros” que a planta tem, chamados de estomas, estiverem completamente tapados de pó, não permitirá à planta fazer trocas de oxigénio e CO2, nem que a transpiração da planta se dê correctamente. E portanto, quando a planta está completamente coberta de pó, estas trocas gasosas muito importantes não acontecem eficientemente!

Dica 6: Hora de começar a transplantar!

As plantas normalmente precisam ser transplantadas a cada 12-18 meses. A primavera é uma das melhores épocas para isso! Com ela inicia-se também a altura de crescimento, e portanto elas agradecem um boost de energia através de transplantação e fertilização! Atenção que transplantar uma planta não significa necessariamente aumentar o tamanho do vaso, isto devemos fazer caso ela tenha crescido bastante! Mas quando nos referimos a transplantar aqui referimos a mudar o substrato velho e que já está consumido por um novo! Para que a planta possa continuar a crescer saudável e com novos nutrientes.

Se queres saber como transplantar as tuas plantas assiste ao video guiado da Mother of Plants.

Dica 7: fertilizar ou não Fertilizar?

A fertilização das plantas que estão dentro das nossas casas muitas vezes não é tratada com a atenção que deveríamos! Até porque a longo prazo é muito benéfico para as plantas termos uma fertilização cuidada!

Importante referir que fertilização não é o alimento para as tuas plantas!! As plantas são tão maravilhosas que conseguem produzir os seus próprios compostos de carbono durante a fotossíntese! Contudo, as plantas precisam de nutrientes para que a fotossíntese se dê correctamente!

Os fertilizantes devem ser usados com moderação. Se esta primavera decidiste transplantar as tuas verdinhas (dica 6 deste blog) então com este novo substrato para não precisarás de adicionar mais nenhum fertilizante adicionado!

 

Dica 8: Passeios ao exterior

Nesta altura do ano podes mover as tuas plantas por curtos passeios ao exterior por serem meses mais quentinhos!

As condições ambientais na rua podem ser imprevisíveis. E com o aumento da temperatura e intensidade de luz, as plantas começam a secar mais rapidamente! Portanto, para evitar que sofram com calor, podes tê-las numa zona mais sombria e aproveitar para regar de manhã cedo.

Caso chova durante alguns dias, corta então na rega para não encharcares a tua planta nem potenciares o aparecimento de fungos!

O que achaste deste guia de cuidados para a primavera? Há alguma dica que vás começar a utilizar? Deixa as tuas questões e observações na caixa dos comentários!

marisa-lourenco-escrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

sansevieria-planthiza
Plant Profile

Plant Profile: Sansevieria

Com a sua estrutura escultural e resistência fora do comum, a Sansevieria é uma planta que conquista tanto os iniciantes como colecionadores experientes. Neste guia

Saiba Mais »
divisao-plantas-scheflera
Manutenção e Cuidados

Propagação 101

Estamos em pleno mês de julho — e isso significa que esta é a tua última chamada para fazer propagações com boas hipóteses de sucesso

Saiba Mais »