
Neste vídeo a nossa Mother of Plants ensina-nos os básicos sobre transplantação.
Começamos pelo princípio: Como é que sabemos que está na altura de mudar a nossa planta? Há alguns sinais que tornam evidente que chegou a altura: área foliar/vegetativa maior que a área radicular, raízes a sair pelos orifícios do vaso, deformações do vaso por falta de espaço ou plantas cujo substrato não é mudado há mais de 6 meses/1 ano.
Relativamente à altura do ano ideal, para o nosso clima, a Mother of Plants explica que as transplantações devem ser feitas de preferência entre março e meio de setembro. Atenção que se pretende transplantar plantas de exterior, não o deverá fazer durante o Verão para que elas não sofram de uma seca excessiva.
Sabendo quando transplantar, resta-nos saber como. Ora o primeiro passo é saber que tipo de substrato utilizar. Para plantas de interior deverá optar por um substrato para plantas de interior misturado com perlite ou vermiculite. O rácio deverá de ser de 85/15 de substrato e perlite respetivamente. Para cactos e suculentas deverá selecionar um substrato especialmente formulado para este tipo de plantas. Descubra a nossa gama de substratos aqui.
O vaso deverá ser um a dois tamanhos acima daquele em que a planta se encontra.
Sabendo isto, arregaçamos as mangas e pomos as mãos na terra. Comece por retirar a planta do vaso bem como o substrato em excesso. Colocamos terra no novo vaso, a parte radicular da planta e mais terra em cima. Para terminar regamos em abundância.
Assista ao vídeo e descubra a exactamente como transplantar as suas plantas.
Tem mais questões sobre este tema ou outros relacionados com como cuidar das suas plantas? Envie um email para marisa@planthiza.com. A nossa Mother of Plants terá todo o gosto em ajudá-lo!
Aviso: Este conteúdo necessita do JavaScript.