O Philodendron é uma planta de interior clássica e fácil de cuidar, e existem Philodendron para todos os gostos, trepadores, de pendurar, com padrões e de diferente tonalidades e com formatos de folhas muito diferentes entre si também. É sem dúvida uma família muito completa. Não requer muita manutenção e também pode crescer mesmo em condições difíceis. Prospera em interiores durante todo o ano sem se queixar! e também desfruta de visitas ocasionais ao ar livre quando o clima é favorável. Plus: faz parte da nossa coleção de plantas purificadoras do ar, pois têm a capacidade de filtrar toxinas existentes no ar em seu redor, como formaldeidos, trocloroetilenos e benzenos, sendo uma excelente escolha para escritórios e quartos.
História e Origens
Existem mais de 450 cultivares conhecidas da Philodendron! Uma família de facto muito completa. O Philodendron é originário das selvas tropicais da América do Sul. O que significa que no nosso clima mediterrâneo é mais comum e ‘seguro’ encontra-la dentro de casa! O nome ‘philodendron’ é derivado das palavras sombrias: ‘Philo’ significa amor e ‘dendron’ significa árvore.
Simbolismo
Philodendrons simbolizam o amor pela natureza e são uma ótima opção para os amantes de plantas ou para alguém que tem uma forte paixão pela vida ecológica. Eles também simbolizam o crescimento pessoal e seriam um ótimo presente para alguém que está a passar por um grande evento na vida ou a fazer melhorias pessoais!
Como cuidar
Luz: Prefere luz abundante indirecta. Evitar sol directo pois pode causar queimaduras nas folhas.
Temperatura: O ideal são ambientes com temperatura amena a elevada entre 16-24ºC. Evitar a combinação de uma baixa temperatura com seca.
Rega: Deixar o substrato secar os primeiros 3 cm entre regas, manter o solo minimamente húmido durante a primavera-verão. Durante o outono-inverno atenção que água em excesso pode levar ao apodrecimento radicular.
Fertilização: Aplicar uma dose ligeira de adubação por fertirrega 1 a 2 vezes durante a primavera.
Dicas: Podes podar folhas velhas senescentes para ajudar a potenciar novo crescimento. Agradecem um tutor para se agarrarem.
5 factos
1 – No seu habitat natural crescem mais commumente como epífitas ou semi-epífitas.
2 – São uma planta de crescimento rápido, por isso, se tens algum espaço e adoras ver as plantas crescer e dar folhas novas, esta é a planta perfeita para ti!
3 – É uma planta tóxica quando ingerida! Eles contêm oxalatos, que, quando consumidos em grandes quantidades, podem originar doenças em humanos e animais de estimação.
4 – Eles são suuuuuper fáceis de propagar! tudo que precisas é de um pedaço de caule com um nódulo de crescimento, et voilà!
5 – Quando no ambiente ideal, os Philodendrons chegam a viver por várias décadas. O proprietário de um Philodendron em Massachusetts fez com que crescesse em ‘circuito’ de vinha mais de 335 metros de comprimento!
