As melhores Plantas para o Escritório ou Co-work

Durante a pandemia, fechados em casa, muitos de nós decidimos alegrar o nosso espaço, trazendo a natureza para dentro e enchendo cada cantinho de plantas maravilhosas. O amor foi crescendo e agora já não sabemos viver sem elas. De tal forma que voltar ao escritório ou co-work pode ser estranho pela ausência de verde! A boa notícia é que há solução: encher o escritório de verdinhas! Se procuras plantas para o escritório, aqui fica tudo o que precisas de saber!

Primeiro passo: Convencer o chefe

Se o teu chefe ainda não está totalmente convencido com a ideia de trazer novas inquilinas para o escritório, temos alguns argumentos que podes utilizar para o convencer. Para além de melhorarem a estética do escritório, as plantas ajudam a purificar e melhorar a qualidade do ar (podes ver aqui quais as super-heroínas da purificação do ar). Adicionalmente, a cor verde ajuda na concentração, a melhorar o humor e a acalmar (e convenhamos que voltar ao escritório pode ser stressante). Só pontos a favor!

Segundo passo: Escolher as plantas para o escritório

Depois de estarem todos onboard, há que escolher as plantas. Em primeiro lugar, é importante não esquecer que os escritórios têm condições específicas e que não conseguimos contornar ou acomodar com a mesma facilidade com que o faríamos em casa (não convém trazer a estufa de plantas tropicais que temos lá em casa). Assim, as condições de maior parte dos escritórios tendem a ser de pouca luz ou luz artificial, pouca humidade relativa do ar e, muito importante, várias pessoas a cuidar. Por isso devemos optar por plantas que sejam de manutenção fácil. Algumas opções são:

 

 

 

Zamioculca: Quase não incluímos a Zamioculca nesta lista por ser presença assídua em vários artigos do nosso blog. Mas a verdade é que a ZZ é mesmo uma planta todo-terreno e a melhor adição ao escritório. É pouco exigente no que toca a luz e água. Ideal para um ambiente com luz artificial e onde ninguém para mais de dois minutos na secretária.

 

 

Dypsis: Imponente e de aparência airosa, a Dypsis é ideal para a receção para dar as boas-vindas a clientes, ou na sala de reuniões para acalmar o ambiente. O único se não desta opção, é gostar de ambientes com mais humidade. Consequentemente, não é muito aconselhada para ambientes com ar condicionado.

 

 

 

 

Hoya: Alguém falou em plantas cheias de personalidade e fáceis de cuidar? As Hoya são a escolha acertada! As suas variedades variegata, brindam-nos com tons que vão do creme ao rosa intenso. Por serem suculentas, praticamente não precisam de ser regadas.

 

 

Scindapsus: Conhecida por filtrar toxinas do ar, esta planta é uma excelente adição a estantes. É muito fácil de agradar no que toca a luz e água, e muito fácil de cuidar no geral. Difícil vai ser escolher apenas uma variedade. Entre todos os pictus e os aureum, os Scindapsus são apaixonantes!

 

 

Tillandsia: Se o resto da equipa ainda não entrou no espírito das plantas, podes sempre começar com uma pequenina na tua secretária. As Tillandsias são plantas aéreas, ocupam pouco espaço e têm bastante personalidade!

Terceiro passo: Definir a manutenção

Agora que já sabemos que plantas escolher, é importante definir como vão ser distribuídos os cuidados, quem cuida e quando. Assim, evitamos que várias pessoas reguem ao mesmo tempo ou que ninguém regue de todo!

 

Queremos saber que plantas já tens no escritório e quais pensas incorporar desta lista! Conta-nos tudo na caixa dos comentários!

marisa-lourenco-escrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

Musa-plant-profile-planthiza-cover
Plant Profile

Plant Profile: Musa

Com as suas folhas majestosas e presença robusta, a Musa é uma planta tropical que se destaca em qualquer ambiente. Este guia detalhado mergulha no

Saiba Mais »