Com a chegada da primavera saímos do nosso casulo. Os dias estão mais longos, as temperaturas a começar a aquecer e sentimo-nos, sem dúvida, mais vibrantes do que no inverno. O mesmo acontece com as nossas plantas. E se no inverno o seu objectivo era apenas sobreviver, agora mudam o chip e despertam para o novo período de crescimento que aí vem. Assim, torna-se o momento oportuno para revisitarmos temas como o da transplantação (que podes ver aqui) e da fertilização. Fertilizar é importante para dar um novo boost às plantas nesta fase de crescimento e garantir que têm os nutrientes necessários para enfrentar esta nova temporada. Vamos descobrir qual a forma ideal de o fazer?

Passo 1

Antes de pormos mãos à obra no que toca à fertilização em si, é importante “arrumar a casa”. Aproveita para limpar as tuas plantas, podando-as e removendo todas as suas folhas senescentes e pontas secas. Para isso podes utilizar uma tesoura de poda (não te esqueças de a ir desinfetando com álcool entre cortes). Não saltes este passo, remover folhas velhas fará com que toda a energia e nutrientes da planta se concentrem nas folhas saudáveis.

Passo 2

Para fertilizar é importante que o substrato esteja húmido de forma homogénea. Para te certificares disto, podes regar de forma abundante cerca de 2 dias antes de aplicares o fertilizante. Caso o substrato esteja muito seco e a “descolar” do vaso, poderás regar por submersão num recipiente com água. Nunca apliques o adubo em substrato seco!

Passo 3

Uma vez que o substrato esteja pronto, prepara a tua solução de adubo de acordo com o modo de preparação da embalagem. Existem várias marcas e tipos de adubo. Por aqui somos fãs de adubar por fertirrega (podes consultar a nossa secção de adubos aqui). Não te esqueças de aplicar a solução de forma homogénea.

Nota: Embora possa ser tentador, não excedas as doses recomendadas de aplicação. Adubar em excesso poderá ter o efeito contrário e abrandar o crescimento da planta, para além de criar pontas castanhas e danificar o sistema radicular da planta.

 

Já estás a pensar em adubar as tuas plantas? Tens alguma dúvida? Conta-nos tudo na nossa caixa dos comentários!

watering-pexels (2)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

Musa-plant-profile-planthiza-cover
Plant Profile

Plant Profile: Musa

Com as suas folhas majestosas e presença robusta, a Musa é uma planta tropical que se destaca em qualquer ambiente. Este guia detalhado mergulha no

Saiba Mais »