Há quem as ache assustadoras, estranhas ou simplesmente fascinantes. A verdade é que as plantas carnívoras, pelo seu aspecto peculiar, não deixam ninguém indiferente. Para além de serem um óptimo tema de conversa para quebrar o gelo quando convidamos alguém para jantar lá em casa, as carnívoras são também um controlo de pragas natural por atraírem pequenos insectos. Coloca-as perto de uma janela e vê-as a fazer a sua magia!
Por terem um conjunto de características muito específico, necessitam de cuidados especiais. Vamos então falar sobre eles!
medidor de temperatura e humidade do ar.
Substrato e Reenvasamento
Começamos pelo reenvasamento! As carnívoras são de crescimento lento e gostam de sentir as suas raízes bem aconchegadas.
As carnívoras têm necessidades muito diferentes e necessitam de formulações diferentes no que toca a substrato. Nunca devemos utilizar substrato comum pois pode ser muito prejudicial à planta. Para as Dionaea a formulação ideal é 50% perlite e 50% sphagnum moss. Para as Nepenthes e Sarracenia devemos optar por 50% de casca de abeto, 25% de areia grossa sem cal e 25% de perlite. Já para as sensíveis Pinguicula, a formulação deverá ser 60% areia sílica, 20% sphagnum moss e 20% perlite.
Ainda tens dúvidas sobre plantas carnívoras? Deixa-as nos comentários abaixo!



