As Begónias, particularmente as espécies como Masoniana, Rex e Maculata, são admiradas pela sua folhagem exuberante e deslumbrantes padrões de cores. Oriundas de ambientes tropicais, estas plantas têm capturado a atenção de amantes de plantas de interior por todo o mundo devido à sua diversidade e beleza estonteante.
História e Origens
Begónias pertencem à família Begoniaceae, um grupo vasto e diversificado com mais de 1.800 espécies diferentes. A sua origem pode ser rastreada até regiões subtropicais e tropicais da Ásia, África, e América do Sul. O nome “Begónia” foi dado em homenagem a Michel Bégon, um governador francês do século XVII e botânico.

Como cuidar
Luz: Prefere luz difusa indirecta mas abundante, tolera sol directo da manhã ou do final do dia. Sol directo fora do período aconselhável pode queimar ou desbotar a coloração das folhas.
Temperatura: Idealmente entre 18-22ºC. Sensíveis a temperaturas frias e correntes de ar.
Rega: Manter o solo uniformemente húmido, mas não encharcado. As Begónias Rex, em particular, não gostam de excesso de água nas suas folhas ou caule, levam rapidamente ao aparecimento de fungos, aconselhamos uma rega por encharcamento controlada, ou seja não deixar as folhas em contacto com a água.
Fertilização: Durante os meses de crescimento ativo, fertilize a cada duas semanas com um fertilizante equilibrado.
Variedades
Existem mais de 1800 espécies diferentes de Begónias. algumas das sub espécies que mais gostamos são as Maculata, Masoniana e as Rex e aqui ficam algumas das espécies para veres e adicionares à tua coleção!





