Guia prático de como identificar e tratar pragas

 

Para os dedicados amantes de plantas, encontrar uma praga ou sintomas de uma doença nas amadas plantas pode ser um verdadeiro pesadelo! Felizmente, com o conhecimento e as ferramentas certas à mão, é possível proteger eficazmente as tuas verdinhas. Neste artigo, exploramos as pragas comuns que podes encontrar nas tuas verdinhas que tens em casa, doenças e as melhores práticas para a proteção de plantas – com um foco especial nas soluções biológicas da Koppert e outros produtos produzidos por nós ou pela KB!

Identificar Identificar Identificar!

O primeiro passo para proteger as tuas plantas é identificar o inimigo. Aqui estão alguns suspeitos mais comuns:

  • Ácaros ou Spider mites:

O que vês?

Estes pequenos aracnídeos fazem teias muito muito fininhas predominantemente na margem inferior das plantas.

Podem causar amarelecimento ou manchas nas folhas. Calatheas, Alocasias, Hederas e Ficus são algumas das plantas mais susceptíveis a esta praga! Se tens alguma destas espécies toma uma atenção redobrada.

Como tratar?

Se identificaste corretamente a praga, primeiro passo será ISOLAR! Isola a tua planta das restantes companheiras por exemplo no chuveiro da casa de banho, aproveita e enxagua / lava a planta (nota: podes usar sabão de potássio kb ou leaf cleanser da generosa para o fazer).

Podes optar por fazer uma largada de Spical ou Spidex que são ambos predatory mites.

Se quiseres algo mais instantâneo podes sempre usar um Polysect!

spider-mite-planthiza

 

  • Fungus Gnats:

O que vês?

Os adultos dos Fungus gnats são muito irritantes e parecidos com as moscas da fruta, pequenas mosquinhas que pairam à volta das nossas plantas. O maior problema é que pousam ovos no substrato e as suas larvas alimentam-se depois das raízes das plantas.

Qualquer espécie de planta é susceptível a fungus gnats, tem em atenção que a maior incidência é sempre um substratos com humidade em excesso! Portanto um boa tip pode ser reduzir a frequência e quantidade de rega!

Como tratar?

Se identificaste corretamente a praga, e já diminuíste a frequência e quantidade de rega, Podes optar por fazer uma largada de nemátodes! Que basicamente vão-se alimentar das larvas dos fungus gnats.

Outro método complementar é usar as bandas monocromáticas que vão ajudar a capturar muitos adultos (moscas)! Nós temos dois tipos disponíveis a Brady que são mais pequenas baratas e com menos duração que as Horiver que são mais atrativas e com maior área.

 

  • Afídeos (piolho):

O que vês?

Os afídeos podem ter várias cores mas maior parte das vezes são verdes com um corpo gordinho. E podes encontra-los maioritariamente nas folhas novas! Eles adoram a grande concentração de açúcares que existem nos novos pontos de crescimento da planta. O problema? ao alimentarem-se do ‘sap’ da planta esta novas folhas vão nascer destorcidas.

Maior parte das plantas que trazemos para dentro de casa podem ter problemas com o piolho. Mas as mais susceptíveis são aromáticas, fúchsias, rosas, suculentas e saintpaulia.

Como tratar?

Se identificaste corretamente a praga, o primeiro passo é isolar! Se a tiveres num sítio rodeada de outras verdinhas retira-a para evitar que contagiem mais! Uma chuveirada na rua ou na casa-de-banho pode ser um primeiro passo para ajudar (nota: podes usar sabão de potássio kb ou leaf cleanser da generosa para o fazer).

Podes optar por fazer uma largada de Chrysopas , larvas de joaninhas ou Parasitoides.

Se quiseres algo mais instantâneo podes sempre usar um Polysect!

 

 

aphids-planthiza-close-up

 

 

white-flies-planthizapoinsettia, begonias, ficus, hederas e syngonium.

Como tratar?

Se identificaste corretamente a praga, aconselhamos uma aplicação imediata de Polysect, existem agentes biológicos (como alguns parasitóides ou ácaros perdedores) que podes largar para diminuir a incidência e população que tens de mosca branca mas se a praga está bem estabelecida vai ser muito difícil controlares apenas com bio agents.

 

  • Cochonilha:

O que vês?

As cochonilhas são fáceis de identificar porque produzem um género de algodão / pó pegajoso em seu redor à medida que a praga se estabelece na planta.

Entre as plantas mais susceptíveis temos strelitzia, monsteras, ficus, alocasia e marantas.

Como tratar?

Prevenção é a palavra-chave para não termos problemas com cochonilhas! Faz inspecções regulares para não haver surpresas, principalmente nas margens inferiores das folhas ou junto aos caules. Se identificaste corretamente a praga, aconselhamos uma lavagem com chuveiro na casa de banho com direito a sabão de potássio kb ou leaf cleanser. Podes sempre fazer aplicações de oléo de neem para ajudar a manter afastada a praga e criar uma barreira protetora na planta (testa sempre a concentração destes óleos numa pequena porção de folha antes de fazeres uma aplicação geral). aumentar a humidade relativa em volta da planta e melhorar a qualidade / circulação de ar também são medidas preventivas que te vão sempre ajudar a controlar pragas.

Em casos mais severos podes usar um insecticida como o Polysect.

 

 

mealybugs-planthiza

Notas

E quanto à seguinte expressão que temos ouvido muitas vezes de “Ah e tal as plantas não têm sabão nem tomam banho no seu habitat natural”, meus caros, as plantas no seu habitat natural teriam os perdedores das pragas mais comuns disponíveis para as ajudar, não tendo esta capacidade de as atrair através das feromonas que libertam os perdedores das pragas para dentro das vossas casas, lamento informar mas medidas como lavar as plantas com sabão apropriado é uma das medidas mais recomendadas para proteger a barreira superficial da planta com silica/silicium- o sabão faz um género de ‘waxy layer’ (aka barreira de cera) que protege as folhas e deixa a planta com um ar muito mais saudável. Lembrem-se que as nossas casas não são o habitat natural das plantas portanto nem tudo o que a natureza consegue fazer lá fora para proteger as plantas pode ser replicado dentro de quatro paredes.

marisa-lourenco-escrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

Musa-plant-profile-planthiza-cover
Plant Profile

Plant Profile: Musa

Com as suas folhas majestosas e presença robusta, a Musa é uma planta tropical que se destaca em qualquer ambiente. Este guia detalhado mergulha no

Saiba Mais »