A Poinsettia, conhecida pela sua folhagem vibrante e de formato estelar, é um ícone da época natalícia. Originária do México, a sua associação ao Natal remonta ao século XVI. O seu nome foi escolhido em homenagem a Joel Poinsett, o primeiro ministro Americano no México que nutria um grande interesse por plantas e que introduziu esta planta nos EUA na década de 1820.
História e Origens
Os Astecas chamavam a planta de ‘Cuetlaxochitl.’ Usavam-na para fins decorativos e ainda extraíam dela um corante roxo para tecidos e cosméticos. A associação da planta ao Natal começou com uma lenda mexicana sobre uma menina que ofereceu apenas ervas daninhas a Jesus na véspera de Natal, que milagrosamente se transformaram em flores vermelhas brilhantes.

Como cuidar
Luz: Prefere luz difusa indirecta mas abundante, tolera sol directo da manhã ou do final do dia. Sol directo fora do período aconselhável pode queimar a Poinsettia.
Temperatura: Amena ambiente (18-22ºC). Evitar mudanças repentinas de temperatura e correntes frias de ar. A humidade ambiente das casas é mais que suficiente para as Poinsettias. Manter afastada pelo menos 4-5 metros de radiadores e aquecedores para não cozer a planta.
Rega: Mantenha o solo minimamente húmido mas não encharcado durante a época festiva. Regar emergindo o vaso num alguidar com água que não esteja fria nem da torneira, muito sensível a Cl- e a pH alcalinos.
Fertilização: Caso pretenda manter a sua planta para o ano seguinte, aplicar uma dose de adubação rica em potássio por fertirrega 1 vez em cada 3 semanas após o mês de agosto para induzir a floração encarnada.
Variedades
Existem mais de 100 variedades de Poinsettias. Algumas das mais populares incluem:
Infinity Polar: A colocação das brácteas é distinta por ser um creme encantador!
Marble: com brácteas num bege delicado com o centro cor-de-rosa velho amoroso.
Ice Punch: a sua coloração é distinta por ser um rosa forte matizado de branco hipnotizante!
Superba Pink: com brácteas num rosa electrizante.
Winter rose: tem uma coloração encarnada vívida e atractiva, neste caso a sua coloração é distinta pelo seu formato de pompom!
Curiosidades
- Toxicidade: Apesar dos rumores, as Poinsettias não são altamente tóxicas mas são ligeiramente tóxicas se ingeridas, causando irritação, mas não a morte.
- Folhas Coloridas: A parte colorida não é uma flor, mas sim brácteas (folhas modificadas). As verdadeiras flores são os pequenos centros amarelinhos.
- Desafio de Reflorescer: Fazer uma Poinsettia reflorescer no ano seguinte pode ser desafiante, mas é um projeto gratificante para os amantes de plantas mais dedicados. Para encorajar a floração, mantém a planta no escuro num total durante 14 horas por noite, começando em outubro, e depois expõe-a à luz indireta durante o dia. Mantém a terra húmida e evita mudanças bruscas de temperatura.
As Poinsettias são uma bela e icónica parte das tradições natalícias. Com cuidados adequados, estas plantas festivas podem manter a sua beleza muito além da temporada de festas e até reflorescer no ano seguinte.
