São pet friendly, purificadoras do ar e roubam corações por esse mundo fora. As suas pequenas folhas suculentas são delicadas e surpreendem-nos com os seus tons que variam entre o verde, vermelho, rosa, creme e prateado. Sendo que podem ser mais pontiagudas ou ovais, lisas ou estriadas. As suas inflorescências são estilizadas e parecem pequenas antenas.

As Peperomias são de cuidados extremamente simples, ideais para principiantes, mas também para ambientes com pouca luz ou luz artificial como escritórios. Vamos descobrir mais sobre estas meninas lindas!

História e Origens

A Peperomia é originária da América do Sul, nomeadamente do Brasil onde cresce na região do Amazonas em clima ameno, mas na sombra de outras árvores onde está resguardada do sol directo. É da família Piperaceae e conta com mais de 1600 espécies identificadas. Foram batizadas em 1794 por dois botanistas espanhóis, Hipólito Ruiz López e José Antonio Pavón Jiménez depois das suas excursões ao Peru e ao Chile.

Simbolismo

No Brasil, a Peperomia é vista como amuleto de boa sorte. É muito comum oferecê-la quando se quer confortar e passar a mensagem de que vai tudo correr bem.

Como cuidar

Luz: Tolera desde luz directa até condições de sombra ou pouca luminosidade. Sol directo pode deixar cicatrizes na sua folhagem ou desvanecer a sua coloração. Suporta bem condições de crescimento com luz artificial fluorescente.

Temperatura e humidade: Gosta de temperaturas amenas a quentes, entre 18-26ºC, mas suporta temperaturas baixas quanto 10ºC e altas quanto 30ºC. Não aprecia uma grande ventilação de ar à sua volta. Gosta de humidade elevada, mas dá-se bem com humidade mediana.

Rega: Regar apenas quando o substrato já estiver quase seco, não suportando nem excessos de água nem extrema seca. Preferencialmente regar com água baixa em minerais e providenciar a rega por baixo para evitar o apodrecimento da planta junto ao caule.

Fertilização: Não é necessária uma fertilização assídua, mas aconselhamos aplicação de nutrientes 1 a 2 vezes durante a primavera.

Curiosidade

O nome Peperomia deriva do grego ‘peperi’ significa pimenta e ‘homoios’ que significa semelhante. E a Peperomia é efectivamente da família da pimenta, a Piperaceae! Na América Central e do Sul, as folhas mais jovens e caules mais tenros da Peperomia pellucida, são utilizados na comida.

As Peperomias são encantadoras. Qual é a tua preferida? Conta-nos tudo!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

Musa-plant-profile-planthiza-cover
Plant Profile

Plant Profile: Musa

Com as suas folhas majestosas e presença robusta, a Musa é uma planta tropical que se destaca em qualquer ambiente. Este guia detalhado mergulha no

Saiba Mais »