Quem já ficou parado no Garden Center sem saber se escolher perlite ou vermiculite põe a mão no ar! À primeira vista, pode parecer que a única diferença entre as duas é a cor. Mas a verdade é que são utilizadas para propósitos distintos. Vamos descobrir o que é cada uma delas e quais as funções que desempenham no substrato!

Perlite: O que é e quando usar

Com aparência similar à esferovite, a perlite é um composto mineral proveniente de silicatos de origem vulcânica sujeitos a elevadas temperaturas. Quando a obsidiana entra em contacto com a água cria um tipo de vidro vulcânico muito específico. Contrariamente ao que possa aparentar, a perlite é bastante leve e fácil de manusear. É também estéril, inodora e tem um pH entre 6,6 e 7,5. É muito comum encontrarmos a perlite já misturada em alguns substratos para interior, por exemplo. Por reter água, mas também ar, a perlite ajuda com o arejamento e drenagem do substrato, bem como a oxigenação das raízes.

perlite

É por isso ideal para misturar no substrato de plantas que necessitem um período de seca entre regas como é o caso dos cactos e suculentas ou plantas que sejam muito propensas a apodrecimento radicular.

A perlite ajuda também a controlar a oscilação de temperatura do solo nos jardins exteriores.

vermiculite

Vermiculite: O que é e quando usar

A vermiculite é um composto natural proveniente de silicatos de magnésio hidratados, que quando expostos a altas temperaturas assumem uma estrutura trilaminar. Tem um tom castanho brilhante e uma textura ligeiramente esponjosa. É bastante absorvente (podendo absorver 3 a 4 vezes o seu volume). Assim, é ideal para misturar no substrato de plantas que precisem de mais água.

Por agir como esponja, nem o arejamento do substrato nem a oxigenação das raízes serão tão bem-sucedidas o que não é recomendável para plantas sujeitas a apodrecimento radicular. Adicionalmente, por terem um pH que varia entre 7 e 9, é uma boa forma de tornar o substrato mais alcalino.

A vermiculite é ideal para utilizar como método de germinação de sementes. Ajuda a reter água, evita o aparecimento de fungos e auxilia no isolamento térmico.

Perlite e Vermiculite: Recapitulando...

A perlite e a vermiculite têm algumas características similares. O pH neutro, o facto de ser estéril e de reter água e nutrientes. Não obstante, utilizamos a perlite para ajudar a drenar o substrato e a vermiculite para plantas que gostam do substrato mais húmido.

 

Ainda tens questões sobre perlite e vermiculite? Deixa-as na tua caixa dos comentários!

3 de Abril, 2023

A vermiculite é util na plantação de citrinos ou outras arvores de fruto como pereiras?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *