O substrato é o suporte físico utilizado como meio de crescimento para a planta (que não o solo). Tal como a luz e a água, o substrato é fulcral no desenvolvimento das plantas pois confere-lhes os nutrientes necessários. Como qualquer ser vivo, as plantas necessitam de nutrição adequada para se desenvolverem da melhor forma. É por isso importante observar o habitat natural de cada espécie para melhor compreender as suas necessidades.
A ciência
Tal como as pessoas, para um bom desenvolvimento as plantas necessitam de macronutrientes (nutrientes que são necessários em grandes quantidades) e de micronutrientes (nutrientes necessários em quantidades mais reduzidas). No caso das plantas, os macronutrientes principais são azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Sendo que o cálcio, o magnésio e o enxofre também são necessários. Quanto a micronutrientes, os principais são boro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês. Através da adição de adubos de libertação lenta, o substrato fornece estes nutrientes às plantas. Uma vez que os vários tipos de plantas têm necessidades diferentes, os substratos têm também eles formulações diferentes com uma quantidade de nutrientes adequada. Podes consultar a nossa gama de substratos aqui.
Os diferentes tipos de substratos
Plantas de Interior: O substrato para plantas de interior é formulado com argila expandida que ajuda a promover um arejamento e drenagem correctos, bem como um nível de humidade adequado. A sua formulação promove também uma coloração mais verde das folhas. É indicado para: Ficus, Dieffenbachia, Caladium, Begonia e outras plantas de interior.




