O substrato é o suporte físico utilizado como meio de crescimento para a planta (que não o solo). Tal como a luz e a água, o substrato é fulcral no desenvolvimento das plantas pois confere-lhes os nutrientes necessários. Como qualquer ser vivo, as plantas necessitam de nutrição adequada para se desenvolverem da melhor forma. É por isso importante observar o habitat natural de cada espécie para melhor compreender as suas necessidades.

A ciência

Tal como as pessoas, para um bom desenvolvimento as plantas necessitam de macronutrientes (nutrientes que são necessários em grandes quantidades) e de micronutrientes (nutrientes necessários em quantidades mais reduzidas). No caso das plantas, os macronutrientes principais são azoto (N), fósforo (P) e potássio (K). Sendo que o cálcio, o magnésio e o enxofre também são necessários. Quanto a micronutrientes, os principais são boro, molibdênio, cobre, ferro, zinco e manganês. Através da adição de adubos de libertação lenta, o substrato fornece estes nutrientes às plantas. Uma vez que os vários tipos de plantas têm necessidades diferentes, os substratos têm também eles formulações diferentes com uma quantidade de nutrientes adequada. Podes consultar a nossa gama de substratos aqui.

Os diferentes tipos de substratos

Plantas de Interior: O substrato para plantas de interior é formulado com argila expandida que ajuda a promover um arejamento e drenagem correctos, bem como um nível de humidade adequado. A sua formulação promove também uma coloração mais verde das folhas. É indicado para: Ficus, Dieffenbachia, Caladium, Begonia e outras plantas de interior.

SACO_SIRO_INTERIOR_11Lsubstrato de textura fina que promova uma boa drenagem. Indicado para Cactáceas, Euphorbiaceas, Crassulaceas e outros tipos de suculentas.

SACO_SIRO_CATO_5L-1substrato ideal tem uma textura grossa e porosa que promove um bom arejamento e um nível de humidade estável e equilibrado. O substrato para Orquídeas terrestres é indicado para: Cymbidium.

SACO_SIRO_ORQUIDEAS_11L-1substrato de pH ácido e textura média. Este promove uma floração abundante e duradoura com cores mais vivas. É indicado para: Camélia, Azálea, Rododendron, Mirtilos, Groselhas e outras plantas acidófilas.

Siro Ácidoperlite é um composto de silicatos de origem vulcânica. Retém água quando o substrato está encharcado e liberta-a quando o substrato está mais seco. Diminui também a densidade do substrato. Poderás misturá-lo com o substrato de interior num rácio de 90% de substrato e 10% perlite. A perlite promove uma drenagem e arejamento mais eficientes dando origem a um crescimento radicular saudável.

Siro-perlite

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Picture of Marisa Lourenco

Marisa Lourenco

Enga Agrónoma e PhD student em Ciências agrárias na Universidade do Porto, nunca se cansa de falar sobre plantas! Adora todas as plantas mas as suas preferidas são as Aglaonemas, ZZ e Scindapsus. Pronta para partilhar todas as dicas e curiosidades sobre o mundo das plantas!

Também pode gostar

divisao-plantas-scheflera
Manutenção e Cuidados

Propagação 101

Estamos em pleno mês de julho — e isso significa que esta é a tua última chamada para fazer propagações com boas hipóteses de sucesso

Saiba Mais »