As plantas variegata são definitivamente o hot topic do momento no mundo plantófilo. Com a sua popularidade em alta, as variegatas são das plantas mais requisitadas do momento. Quer sejam Monstera, Philodendron ou Spathiphyllum a variegação parece ser estrela. Mas o que é realmente este fenómeno tão visualmente apelativo?

A ciência

A variegação é nada mais nada menos que uma ausência de clorofila num conjunto de células. Mas será que este fenómeno é exclusivo às plantas? A resposta é não. Nos humanos observamos uma condição semelhante chamada vitiligo. Neste caso, em vez de ser uma ausência de clorofila, é ausência de melanina nas células que compõe a pele. Tal como nos humanos, podemos observar manchas “descoloradas” nas folhas das nossas verdinhas (que se tornam menos verdinhas, na verdade).

É muito importante ter em atenção que estas células brancas não são tão eficientes como as verdes e não conseguem fazer fotossíntese. Por isso, as folhas maioritária ou totalmente brancas são esteticamente apelativas, mas têm uma probabilidade substancialmente mais baixa de vingar.

Curiosidade: Se as células ao redor forem brancas as células que nascem serão brancas também e igualmente para as verdes. Mas se uma nova célula estiver rodeada tanto de células verdes como de brancas, estatisticamente, em cada quatro novas células nasce apenas uma branca.

Cuidados extra

Por não conseguirem fazer fotossíntese, as células brancas necessitam de exposição solar extra. Por isso coloca a tua planta mais próxima de uma janela. Deves também ter um cuidado redobrado no que toca a água e humidade. Devido à falta de eficiência das células brancas, a planta dá prioridade, em termos de água ou nutrientes, às células capazes de produzir recursos para a planta.

Assim, se vires que a tua planta começa a apresentar margens acastanhadas nas zonas com mais variegação, faz o diagnóstico e tenta perceber qual destes factores pode ser o problema.

 

Tens questões sobre variegatas? Deixa-as na caixa dos comentários em baixo!

12 de Dezembro, 2023

Boa noite !! Com muito custo consegui comprar uma variedades desta , gostaria de todas as informações possíveis, Agua, luminosidade , e adubação . Meu nome é Luciano Costa moro em Goiânia – Go

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *