Começamos pelas más notícias: As plantas não sobrevivem sem luz. Por isso se procura plantas para colocar num local onde o sol não brilha, a única opção são growing lights (pode encontra-las aqui) ou plantas artificiais, mas convenhamos que essas não têm tanta piada. As boas notícias são que se tem alguns raios de sol (a divisão deve ter luz suficiente pelo menos para se conseguir ler um livro) temos algumas sugestões de plantas que toleram condições mais sombrias ou até luz maioritariamente artificial. Aqui fica o nosso top de plantas para locais com pouca luz:

Aglaonema: Apesar de preferirem luz abundante indirecta, as Aglaonemas toleram luz parcial ou sombra. Para locais com pouca luz, dê preferência a variedades mais escuras que não necessitam de tanta luz.

Zamioculca: Quando pensamos em plantas para locais com pouca luz, a Zamioculca é das primeiras que nos vem à cabeça. Presença habitual em artigos sobre plantas easycare e resistentes, a clássica Zamioculca zamiifolia suporta condições de sombra parcial ou total.

Platycerium bifurcatum: Os Platycerium são plantas epífitas que utilizam outras plantas como suporte. Na natureza crescem na sombra de outras plantas pelo que este é o seu ambiente preferido. Para dar um toque extra mimoso à sua casa, coloque o Platycerium num macramé!

Hoya: A Hoya é um presente fantástico para aquele amigo que acabou de se iniciar no mundo das plantas. De cuidado fácil, a Hoya é bastante tolerante a esquecimentos. Ainda que luz abundante indirecta seja a sua preferida, a Hoya tolera vários tipos de iluminação incluindo luz artificial. É importante ter em atenção que a Hoya apenas floresce com luz abundante.

Peperomia: A Peperomia é uma planta camaleónica no que toca a luminosidade. Suporta desde condições de luz directa a pouca luz natural. Também suporta condições de luz artificial. Por isso é ideal para casas de banho ou escritórios com pouca luz natural.

Dieffenbachia: Apesar de preferir ambientes com muita luz indirecta, a Dieffenbachia tolera ambientes com pouca luz. Caso a luz seja escassa, dê preferência a variações com menos padrão, como a Green Magic, uma vez que a falta de luz fará com que a Dieffenbachia perca o seu padrão único.

Dracaena: Por ser de manutenção fácil e por tolerar ambientes com luz artificial, a Dracaena é uma boa opção para escritórios ou espaços de co-work. Dracaena significa Dragão em grego e é um simbolismo de boa sorte e dinheiro no Feng Shui. É por isso ideal para ter em casa ou oferecer a um amigo que se acabou de mudar.

Scindapsus pinnatum ‘Marble Planet’: Apesar de ser conhecida como Monstera Peru, esta menina é da família dos Scindapsus. É caracterizada pela sua folhagem única fortemente nervurada e marmorizada. Este Scindapsus pode ser treinado para crescer como trepadeira ou pode simplesmente crescer para os lados, ficando assim os seus caules pendurados.

Hypoestes: Apesar de poder perder as suas cores vivas devido à falta de luz abundante, o Hypoestes tolera bem luz artificial podendo prosperar nestas condições.

Adiantum: Comumente conhecido como Avenca, o Adiantum é uma planta elegante e delicada com as suas pequenas folhas em forma de meio trevo. Por crescer na sombra de outras plantas na natureza, não tolera luz directa ficando mesmo com queimaduras quando exposto a sol directo. O solo deve ser sempre mantido húmido.

Spathiphyllum: Tradicionais e de manutenção fácil, o Spathiphyllum não pode faltar em nenhuma casa. Tolera ambientes de luz parcial ou sombra ainda que, se o local for escuro demais, o crescimento da planta irá diminuir significativamente. A sua flor simboliza a paz daí o nome comum do Spathiphyllum ser Lírio da Paz. No Feng Shui o Spathiphyllum é utilizado para eliminar as más energias.
E tu, o que recomendas no que toca a plantas para locais com pouca luz? Conta-nos tudo nos comentários!