Quem nunca viu uma Dypsis gigante ou uma Monstera frondosa e morreu de amor? Para além de serem de uma beleza estonteante, as plantas de grande porte ajudam a trazer a natureza para dentro de casa. Infelizmente quer tenhamos um espaço pequeno ou demasiadas plantas (convenhamos que não se podem ter demasiadas plantas – por aqui somos apologistas de que cabe sempre mais uma) nem sempre é possível ter plantas de grande porte em casa. Mas nada temam! Neste artigo deixamos algumas sugestões de plantas para espaços pequenos que cabem em qualquer cantinho.
Zamioculca: Para os que não conseguem de todo resistir a plantas grandes, sugerimos a Zamioculca. Embora possa atingir um grande porte, a Zamioculca cresce em altura e não para os lados. Por ser mais estilizada é ideal para colocar num cantinho mais apertado. Os mais irreverentes podem optar pela
Zamioculca ‘Raven’ ou
Zamioculca ‘Zenzi’.
Tillandsia ionantha: As Tillandsias são ideias para quem está a dar os primeiros passos no mundo das plantas. Para além de serem ideias para quem procura plantas para espaços pequenos, adaptam-se bem a qualquer tipo de luz (ainda que preferem luz indirecta) basta borrifá-las algumas vezes por semana (dependendo da estação) e elas irão prosperar. Dica: Experimente pendura-las na parede em pequenas estruturas de metal.
Aloe: Para quem procura plantas que necessitem de pouca manutenção a Aloe é ideal. King, Queen, Vera ou Wave escolha a que mais gostar. Bónus: As Aloes ajudam a purificar o ar da sua casa ou escritório.
Suculentas: As suculentas como as Hawortias ou as Echeverias são exemplos de plantas de crescimento lento que deverá considerar se tem pouco espaço. Certifique-se que têm muita luz e pouca água (principalmente no inverno).
Euphorbia lactea cristata: De aspecto extravagante e colorido, esta espécie é ideal para dar um toque de cor à sua decoração. Muito fácil de cuidar, é uma planta perfeita para iniciantes. E claro, é ideal no que toca a plantas para espaços pequenos.
Pilea peperomioides: Uma das plantas mais em voga actualmente, esta Pilea amorosa é um
musthave para aquela prateleira lá de casa que está um pouco vazia. Dica: A
Pilea peperomioides é fácil de se propagar. Experimente fazer uma parede de
cuttings em pequenos tubos de ensaio.
Ceropegia: Estes delicados Corações-Entrelaçados ficam lindamente em cima de qualquer estante ou prateleira. Coloque-a num local com luz abundante indirecta e deixe que ela o deslumbre diariamente com a sua beleza.
Scindapsus: Para os que têm pouco espaço “terrestre” disponível que tal uma incursão no mundo das plantas de pendurar? Deixe-se levar pelos tons de verde e prateado dos Scindapsus. Este tipo de plantas é muito fácil de cuidar e por isso fantástica para novatos.
Phalaenopsis: Este clássico dá um toque elegante a qualquer divisão. Se tem um espaço pequeno e quer embelezá-lo com alguma floração, uma Phalaenopsis é sempre uma boa opção.
Hypoestes: Dê um toque de cor à sua prateleira com este
bestseller. Coloque os seus Hypoestes junto de uma fonte de luz indirecta para que a sua cor se mantenha vibrante. Tenha atenção ao expô-las a uma fonte de luz directa uma vez que as folhas poderão ficar com queimaduras.
Monstera adansonii: Da família da Monstera deliciosa, a adansonii é caracterizada por ter uma folha mais pequena e de um tom mais claro. Se tem uma parede que necessita de vida, treine esta beleza exótica a trepar paredes e veja a sua casa a encher-se de vida.

Saintpaulia: Com a sua floração em tons de rosa, roxo ou branco, a Saintpaulia é uma óptima adição para a mesinha de centro da sua sala de estar. Alternativamente pode optar por colocá-la no aparador da entrada uma vez que o significado da Violeta Africana é protecção.
Aqui fica o nosso top no que toca a plantas para espaços pequenos! quais adicionaria a esta lista?
2 Responses
Sou a Rafaela Barbosa, achei seu artigo excelente! Ele
contém um conteúdo extremamente valioso. Parabéns
pelo trabalho incrível! Nota 10.
Olá Rafaela! Muito obrigada pela mensagem 🙂 excelente dia!